Práticas Fundamentais

Época ideal para o plantio

Brachiarias

Na região Sul e Sudeste do Brasil as sementes deverão ser semeadas após o início de novembro, quando as condições climáticas estão mais estáveis e ideais para germinação da espécie.

Com a temperatura noturna acima de 20ºC e a diurna acima de 30ºC, muito parecido com a temperatura das savanas, região de origem da espécie.

A capacidade de campo estará positiva, pois as chuvas já estão se regularizando.

Panicum maximum

Na região Sul e Sudeste do Brasil o plantio poderá iniciar em outubro.

Para plantio fora de época, consulte um representante técnico da Pastobras para esclarecer e recomendar a melhor técnica para que o plantio seja bem sucedido.

Veja aqui qual o representante mais proximo de você!

Semeadura

Matraca

Em plantio com matraca, aconselha-se soldar uma chapa de cada lado, acima da boca, para evitar o enterrio maior do que o recomendado.

EM LINHA
Com enterrio das sementes

semeadura com enterrio das sementes

A LANÇO
Em superfície
semeadura com sementes na superfície

A lanço com compactação

semeadura a lanço com compactação

Rolo Compactador

Faça Fácil MATERIAL BÁSICO

8/10 pneus 900-20 em chassi de cantoneira de 2 1/2" x 5/16" interligados com 4 parafusos com arruelas de 1/2" e 2 arruelas lisas de 1/2".

O eixo é de SAE 1010, trefilados de 1" com rolamentos.

Rolo compactador

Fixação dos pneus feita através de 3 cruzetas de SAE 1010 chato de 2 1/2" x 1/2", fixados aos pneus nas laterais e no eixo.

A cruzeta central solta sobre o eixo para possibilitar a montagem.

Tubos de apoio dos pneus de 50mm x 2,5mm, fixados nas cruzetas com 2 chapas de 2 1/2" x 2 1/2" e soldada nas extremidades do tubo, com 2 furos de fização.

COMPACTAÇÃO

Esse processo é importante, pois além de manter a terra intimamente em contato com as sementes, ajuda a iniciar sua germinação, retém umidade e evita o enterrio da semente quando ocorrem chuvas pesadas.

EQUIPAMENTOS

Esparramadores de calcário, plantadeiras, semeadeiras, aviões, plantadeiras manuais.

Observar sempre a orientação de profundidade de acordo com a espécie.

De preferência compactar caso o plantio se dê com esparramadores de calcário, ou a lanço.

O plantio em área desmatada e posteriormente queimada deverá ocorrer após chuva em quantidade suficiente para retirar a camada de cinza no solo.

Jamais economize na quantidade de sementes recomendadas (quilo/ha), pois é frequente o mau estabelecimento da pastagem em função desse procedimento.

Dormência de Sementes

O termo dormência de sementes aplica-se à condição das sementes viáveis que não germinam apesar de lhes serem fornecidas as condições ambientais adequadas para germinarem (ex. água e temperatura conveniente).

O fenómeno de dorrnéncia nas sementes provém da adaptação das espécies às condições ambientais em que se reproduzem. Portanto, um recurso utilizado pelas plantas para germinarem na época apropriada ao seu desenvolvimento e que visa a perpetuação da espécie.

O Que Não Deve Ser Feito

  • Não semear as sementes junto com adubos nitrogenados e super simples.
  • Não semear após a aplicação de herbicidas. (Para utilizar esta prática esperar o período de carência, consulte um representante técnico da Pastobras para esclarecer o período de carência recomendado para a espécie)
  • Não incorporar as sementes após a semeadura com utilização de grade.
  • Não semear sobre restos culturais ou planta em decomposição, que alcança temperaturas superiores a 50°C, que fatalmente irá matar o embrião da semente.
  • Não semear em solos mal preparados.
  • Evite plantio no pó (alto risco)


© 2015 Pastobras. Todos os direitos reservados.
Rua Peru, 1780 Vila Mariana - Tel. 55 (16) 2111 1500 - CEP 14075-310 Ribeirão Preto SP