FORMAÇÃO DE PASTAGENS DO GÊNERO Brachiaria

1 - As sementes comercializadas no Brasil do gênero Brachiaria ou também classificada como Urochloa são de origem Africana. Estas sementes foram introduzidas no país após o ano de 1.960, com isso o período de domesticação fica em torno de 50 anos, comparando com outras culturas já domesticadas como o  trigo com mais de 5.000 anos de domesticação fica claro que estamos no início dos estudos.  

Estas plantas desenvolveram um mecanismo de perpetuação durante milhões de anos para sobreviverem na África e na região das savanas e em 50 anos não é tempo suficiente para modificar tais características, sabemos também que alguns estudos na área da pecuária sobre o melhoramento genético das Brachiarias tem apenas 10 anos. 

Na regra para teste de germinação do I.S.T.A. que é entidade mundialmente reconhecida com mais de 200 países associados, inclusive o Brasil, para realizarmos os testes em germinação são utilizadas temperatura noturna de 20º centigrados e temperatura diurna de 35º centigrados. 

Estas são as temperaturas que devemos encontrar a nível de campo para que o plantio seja liberado, caso contrário é considerado plantio de risco pois as sementes utilizarão suas defesas de perpetuação  e entrarão em dormência.

2 - A profundidade é outro fator que prejudica o desenvolvimento das plúmulas, a profundidade ideal para o plantio é de no máximo 10 vezes o tamanho da semente ( reserva alimentar) ou seja, sementes com 2mm deverá ser plantado com profundidade máxima de 20mm. 

É possível a prática de passar grade após a semeadura das sementes? 

Quanto mais profundo mais tempo a plúmula demora para vencer a camada de solo que está acima dela, de acordo com a profundidade as sementes não terão reservas de alimento suficiente para vencer todo este obstáculo, muitas vezes perderão a competição com a desenvolvimento e crescimento com as outras plantas já existente na região e ficarão sombreadas e abafadas, portanto, recomenda-se não utilizar a Grade e sim Rolo Compactador ou Galhada.

3 - Verificamos também, que em muitos casos, para melhorar a plantabilidade, alguns pecuaristas utilizam a mistura de adubos principalmente os Nitrogenados juntamente com as sementes no plantio, este adubo em contato com as sementes "queimam" ou seja danificam e matam o embrião das mesmas, outro tipo de adubo que deve ser evitado como mistura é o super simples

4 - A capacidade de campo ideal para a semeadura tem que estar positiva. 

De nada adianta um grande volume de chuva concentrada se a capacidade de campo for negativa, Neste caso, forte chuva seguida de vários dias de sol as sementes irão iniciar sua germinação e com a falta da umidade e devido a negatividade do solo, as plúmulas irão morrer. 

A Pastobras Sementes recomenda como procedimento ideal para o plantio de Brachiaria na região sul do pais, o período de  novembro a março onde as condições climáticas estão estabilizadas e em conformidade com o mínimo necessário descrito nas pesquisas.



© 2015 Pastobras. Todos os direitos reservados.
Rua Peru, 1780 Vila Mariana - Tel. 55 (16) 2111 1500 - CEP 14075-310 Ribeirão Preto SP